29 março 2013

Sois Bem-vindos, É a Páscoa do Senhor!

Na placa lê-se: Sejam Bem-vindos

1 Coríntios 5:7Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós

O local acima fica em frente à Cidade Velha em Jerusalém, e a placa diz: Baruchim Rabaim, ou "abençoados/benditos os que vêm." É como se diz "Sois Bem-vindos" em Hebraico.

É comum entre nós, meros humanos, olharmos para o futuro e alimentar a esperança de que dias melhores virão, de que de alguma forma o futuro trará respostas e viveremos melhores lá do que aqui no presente. Os filmes de ficção científica muitas vezes abordam a possibilidade de atravessar o tempo e entrar em outras dimensões da realidade através de um portal ou wormhole na esperança de encontrar tal futuro.

A Bíblia aborda a existência humana de vários ângulos com o objetivo de revelar-nos a verdade como ela é. Uma dessas abordagens ocorre na figura de uma viagem, pois a Bíblia compara o crente a um peregrino que atravessa uma terra estranha até que finalmente este chega ao lar. A viagem fala de um ponto de origem (Egito) e um ponto de destino (Canaã), narra as razões da viagem, fala de como seria a trajetória e quem os acompanharia  durante a jornada.

A viagem não é fácil, a simples permissão para a começar só se deu após o lançar de 10 pragas sendo a última a morte dos primogênitos. Depois enfrenta-se o mar, depois a fome, depois a sede, depois os inimigos, até que por fim se alcança a Terra Prometida.

Quando e minha esposa nos colocamos à disposição do Senhor para servi-Lo em Jerusalém, tivemos que passar por um período de 10 anos entre oração e preparação. Quando lá chegamos, lá estava a placa: Sois Bem-vindos!

Sei que a nossa peregrinação aqui na Terra é uma peregrinação espiritual, enfrentaremos  muitas lutas e oposição no caminho, mas chegaremos lá. E lá chegaremos por causa do Cordeiro de Deus que morreu por nós, nos mostrou o Caminho, nos deu fé, enviou o Espírito para nos auxiliar na jornada,  saciou a nossa sede e a nossa fome, nos perdoou os pecados, nos deu vida e preparou moradas eternas nos céus. 

Com Ele, a Páscoa realmente tem sentido. Obrigado Deus por enviar o eu Filho, pois todo aquele que nele crer saberá exatamente o que comemorará por esta época!

 Feliz Páscoa!




23 março 2013

Entrada Triunfal

Portão Dourado em Jerusaém

Lucas 19:37-38 - E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto, dizendo: "Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas."

Shabbat Shalom! 

Aqui vai mais uma das minhas memórias na Terra Santa. Toda vez que eu via esta imagem em Jerusalém me lembrava da passagem em Lucas 19 e Mateus 21 que narra a entrada triunfal do Senhor Jesus na Cidade Santa. O que me chama mais a atenção é o fato de os líderes religiosos da época do Senhor não compreenderem o que estava se passando no momento. estavam mesmos cegos  e não se apercebiam que o Senhor da Glória estava ali tão pertinho deles.

O texto em Lucas 19 diz que as multidões citavam partes do Salmo 118:26, salmo messiânico que diz: "Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas",  identificando o Senhor Jesus com Messias. Mas alguns Judeus que ali estavam pediram para que o mestre repreendesse os discípulos dizendo: "Mestre, repreende os teus discípulos ! ", pois achavam que o que eles faziam parecia absurdo.   Jesus entretanto respondeu dizendo:

Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão

Mais adiante como diz o texto, o Senhor Jesus chorou por Jerusalém e lamentou o fato de os seus moradores não reconhecerem o tempo em que o seu Rei os visitava. Será que hoje podemos incorrer no mesmo erro? Há tanta distração no "entretenimundo"  em que vivemos e são tantas as coisas, pessoas, filosofias e serviços que prometem um mundo "ainda" melhor que até parece que vivemos apenas para isso, prazeres e mais prazeres.

De fato há muitos prazeres neste mundo, entretanto muitos destes são prazeres efêmeros, vazios e porquê não dizer, ilícitos. Se o mundo conhecesse o Senhor Jesus, saberiam que Ele é de fato a fonte do real prazer, alegria e gozo eternos.   Mas infelizmente corremos o risco de mais uma vez não entendermos o tempo ( kairos ) do Senhor, de não nos apercebermos que o mundo está verdadeiramente sentindo as dores de parto que antecedem a tão esperada e gloriosa volta do Senhor Jesus.  Deixo-vos o restante do texto em Lucas e a lembrança de que o Senhor Jesus sé o nosso descanso!


Lucas 19:41-44 - E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: 

"Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos.
Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados;
E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação." 

Que o Senhor te abençoe!

Shabbat Shalom!

15 março 2013

Golda Meir, Uma Mulher de Fibra

Casa de Golda Meir em Kibbutz Merhavia, Isarel 
Juízes 4:4-5 - E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.

No dia 17 de Março de 1969, Golda Meir foi eleita a Primeira Ministra de Israel, e a terceira mulher no mundo a ocupar esta posição depois de Sirimavo Bandaranaike do Sri Lanka e Indira Gandhi da Índia.  Eu e minha família tivemos  privilégio de conhecer o local de sua primeira morada no Kibbutz Merhavia em Afula, Israel.

A história de Israel contém muitos exemplos de mulheres extraordinárias, mulheres de coragem e de fibra. Desde de Débora (profetisa e quarto Juiz de Israel) até às modernas agentes secretas do Mossad (serviço secreto de Israel), as mulheres têm mostrado o valor da sensibilidade e  intuição próprias da natureza feminina. A capacidade de realizar várias tarefas simultaneamente (multi-tarefa), é um dos exemplos das qualidades apreciadas pelas agências de inteligência como CIA americana e Mossad de Israel em mulheres contratadas por essas agências. 

Dou graças a Deus por minha esposa que também é mãe e em nossa família parece ser também, advogada, psicóloga, administradora, etc., sem perder a capacidade de ser carinhosa e dedicada e sem nunca desanimar.

O capítulo 31 do livro de Provérbios, traz uma descrição fantástica da mulher e seu papel na sociedade. 2 Timóteo 2:15 fala da resiliência de Loíde, a avó de Timóteo e de sua mãe Eunice que mesmo casada com um homem grego e vivendo em um contexto cultural antagônico às tradições cristãs, foi capaz de educar o jovem Timóteo nos retos caminhos do Senhor.

Aqui na Europa, lembro me constantemente de Lídia, natural de Tiatira mas morando em Filipo, abriu as portas de sua casa para aquela que seria a PRIMEIRA IGREJA CRISTÃ em território europeu. 

Este mês de março é também um momento muito especial na nossa vida cristã, pois o Senhor nos permite dar continuidade a um trabalho iniciado a 76 anos atrás por uma mulher, Maria José Pires dos Santos, que culminaria na criação da Igreja Baptista de Chança na região do Alto Alentejo, onde hoje sou pastor.

O nosso desejo a todas vocês mulheres, é que o Senhor vos use de maneira extraordinária para moldar este mundo conforme a Sua vontade e para honra e glória do seu nome.

Shabbat Shalom e bom final de semana.




08 março 2013

O Corpo do Crente, o Templo De Deus

Possível local do Tabernáculo

Atos 17:24 - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.


Quando estive no Brasil entre outubro e novembro de 2012, pude compartilhar com alguns irmãos sobre a importância da Palavra Escrita. Na ocasião comentei de como as grandes civilizações do mundo antigo marcaram sua passagem na história da humanidade e muitas delas deixaram grandes e belos monumentos tais como o Coliseu em Roma, a Grande Muralha da China, pirâmides do Egito, etc. Mas o povo Judeu, apesar de ser o povo escolhido por Deus para escrever Sua história, não nos deixou nenhum monumento, que fosse obra de mãos mas nos deixou a Bíblia.

Vejo que a razão pela qual o Senhor não os permitiu construir grandes templos ou palácios  se explica pelo simples fato de que aqueles que são do Senhor, são nessa terra meros peregrinos que deixaram o Egito (neste caso simbolizando o mundo e a sua concupiscência) e partiram para a Terra Prometida (simbolizando nossa morada final com Jesus)

O único monumento realmente grandioso que poderia estar de pé ainda hoje seria o Templo de Herodes, mas antes mesmo de ser concluído o Senhor Jesus profetizou que deste não sobraria pedra sobre pedra, mas seria de todo destruído. Por outro lado, Ele não deixaria o mundo sem a sua marca, afirmou que reconstruiria o templo em apenas três dias. Segundo as Escrituras, sabemos que Ele falava de seu próprio corpo onde Deus habita de forma completa (Veja Colossenses 1:9 e 2:9).

A Palavra de Deus ainda afirma que esta mesma Palavra deixaria sua forma escrita e passaria a ser uma Palavra viva, transformando meros seres humanos em herdeiros da vida eterna e verdadeiros templos onde o próprio Deus habitaria de forma definitiva. (Leia 2 Coríntios 3:1-6).

Sendo assim, o Senhor Deus deixa no mundo grandes e suntuosos templos, ainda que feitos de barro, mas por dentro guardam grandes e preciosos tesouros. Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura, eis que tudo se fez novo. Aqueles que amam o Senhor Jesus Cristo, fazem a Sua vontade (João 14:15) e assim Deus é revelado ao mundo. 

Ainda que tentamos descobrir no passado por onde passou e foi edificado um tabernáculo,  não devemos perder de vista que, nós que cremos, somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas (Efésios 2:10). Diz ainda que o corpo do crente é o templo do Espírito Santo, e que neles habita. (1 Coríntios 6:19).

Portanto, como diz a placa na foto acima, Deus com certeza esteve e está por aqui...

Que o Senhor vos abençoe.

08 setembro 2011




O Texto abaixo foi extraído do Blog da Sinagoga de Lisboa.

Há um monumento em Lisboa, que para além de belo, é de suma importância histórica, por ele passam centenas talvez milhares de pessoas, sem o ver ou vendo sem lhe dar importância devida, trata-se do monumento em homenagem aos judeus mortos no ano de 1506, no chamado "Pogrom de Lisboa" ou a "Matança dos Judeus de Lisboa", página trágica e cruel da nossa história, pois não pensem as gerações atuais que a perseguição e morte de judeus só ocorreu no Holocausto Nazista. Séculos antes por toda a Europa incluindo como aqui vemos Portugal, foram mortos milhares de judeus, quer pela inquisição quer em motins (Pogroms) de cariz anti-semita, tendo o povo judeu sido o bode expiatório para todo o tipo de males sociais.

 Era o Ano de 1506, 19 de Abril, Portugal vivia uma seca muito grande, crise económica e peste, nas igreja rezavam-se novenas, faziam-se procissões e rezavam-se missas, para combater o mal. Naquele fatídico dia segundo foi escrito por cronistas da época, um pseudo milagre estaria a acontecer, no interior da Igreja de São Domingo na baixa lisboeta, um cristão-novo (judeu obrigado a converter-se ao catolicismo) fez m comentário a desfazer a ideia do milagre, a Ira dos fiéis tornou-se numa turba enraivecida,  as mulheres e homens agarraram nesse e noutros cristãos novos e os espancaram até a morte em frente à entrada da Igreja, depois não satisfeitos com a morte dos inocentes, esquartejaram-nos e fizeram uma fogueira para queimar os corpos, padres dominicanos em vez de conterem a fúria, atiçaram a população para marchar até ao bairro dos judeus, onde famílias foram retiradas de suas casas, homens, mulheres, velhos e crianças, espancados e mortos.

Foi assim durante cinco dias, de uma loucura indomável, que o Rei D. Manuel I, teve de enviar tropas especiais para por cobro à vergonha, visto que amigos e funcionários régios foram mortos, o cheiro dos corpos queimados enchia toda a atmosfera de Lisboa, o ambiente era dantesco. Após as tropas reais reporem a ordem a 24 de Abril, o saldo de mortos ultrapassava os 2500, o Rei mandou retirar do Brasão de Lisboa o titulo de "Honrada".

O Presidente Jorge Sampaio, foi o único chefe de Estado, que pediu oficialmente na Sinagoga Sharé Tikvah, perdão ao povo judeu pelos erros cometidos no passado,tendo também inaugurado o monumento na fotografia acima.