30 dezembro 2007

Kotel - Muro das Lamentações

Israel lamenta sobre o que sobrou do Segundo Templo reconstruído por Herodes. Na época do Senhor Jesus Cristo ainda estava inacabado e logo após sua conclusão foi destruído no ano 70 D.C. pelos Romanos. Sua queda já havia entretanto sido anunciada pelo próprio Senhor Jesus em Marcus 13:1-2 quando um dos discípulos admirando a beleza do templo disse: 'Mestre, olha quão belas são estas pedras', ao que respondeu Jesus: 'Esses magníficos edifícios serão destruídos, não ficará pedra sobre pedra.'

E de fato o templo começou a ser destruído no dia em que o Senhor foi crucificado pois na hora em que o Senhor Jesus rendeu o seu espírito, o véu do templo se rasgou de alto a baixo.

Herodes, com sua mania de grandeza, construiu o templo com o objetivo de se reconciliar com os Judeus, que ironia, o Senhor Jesus profetizou a sua destruição com o mesmo objetivo.

Já dizia o Senhor Jesus à mulher samaritana em João 4 que não seria no Monte Moriá (local do Templo) nem em Seir em Samaria o local de adoração a Deus. Deus é um espírito, em espírito e em verdade dever ser adorado. 

O Muro das Lamentações é o que restou do Templo de Herodes, na realidade só as pedras de fundação ficaram, uma delas é considerada a terceira maior pedra usada em uma contrução no mundo medindo 12m x 3m x 4m e pesando mais de 400 toneladas. O que se vê na foto é um muro reedificado depois de sua destruição. Este muro fica a 113 metros da Rocha sobre a qual Abraão  quase sacrificou Isaque, seu filho. Os Judeus não tem acesso à Rocha pois sobre ela está edificada a Al Aqsa, mesquita mulçumana, terceira em importância no Islamismo. Apesar do apóstolo Paulo ter dito em Efésios 2:14  que o Senhor Jesus derrubou o muro da separação entre Deus e os homens, a maioria absoluta dos Judeus continuam cegos a este fato.