23 março 2013

Entrada Triunfal

Portão Dourado em Jerusaém

Lucas 19:37-38 - E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto, dizendo: "Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas."

Shabbat Shalom! 

Aqui vai mais uma das minhas memórias na Terra Santa. Toda vez que eu via esta imagem em Jerusalém me lembrava da passagem em Lucas 19 e Mateus 21 que narra a entrada triunfal do Senhor Jesus na Cidade Santa. O que me chama mais a atenção é o fato de os líderes religiosos da época do Senhor não compreenderem o que estava se passando no momento. estavam mesmos cegos  e não se apercebiam que o Senhor da Glória estava ali tão pertinho deles.

O texto em Lucas 19 diz que as multidões citavam partes do Salmo 118:26, salmo messiânico que diz: "Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas",  identificando o Senhor Jesus com Messias. Mas alguns Judeus que ali estavam pediram para que o mestre repreendesse os discípulos dizendo: "Mestre, repreende os teus discípulos ! ", pois achavam que o que eles faziam parecia absurdo.   Jesus entretanto respondeu dizendo:

Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão

Mais adiante como diz o texto, o Senhor Jesus chorou por Jerusalém e lamentou o fato de os seus moradores não reconhecerem o tempo em que o seu Rei os visitava. Será que hoje podemos incorrer no mesmo erro? Há tanta distração no "entretenimundo"  em que vivemos e são tantas as coisas, pessoas, filosofias e serviços que prometem um mundo "ainda" melhor que até parece que vivemos apenas para isso, prazeres e mais prazeres.

De fato há muitos prazeres neste mundo, entretanto muitos destes são prazeres efêmeros, vazios e porquê não dizer, ilícitos. Se o mundo conhecesse o Senhor Jesus, saberiam que Ele é de fato a fonte do real prazer, alegria e gozo eternos.   Mas infelizmente corremos o risco de mais uma vez não entendermos o tempo ( kairos ) do Senhor, de não nos apercebermos que o mundo está verdadeiramente sentindo as dores de parto que antecedem a tão esperada e gloriosa volta do Senhor Jesus.  Deixo-vos o restante do texto em Lucas e a lembrança de que o Senhor Jesus sé o nosso descanso!


Lucas 19:41-44 - E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: 

"Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos.
Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados;
E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação." 

Que o Senhor te abençoe!

Shabbat Shalom!