03 fevereiro 2011

Brasil em Israel

Restaurante Tailandês, Jerusalém, Israel

Salmo 33:12 - Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança.

A foto acima foi tirada em um restaurante Tailandês localizado an Rua Yaffo em Jerusalém, bem próximo da agência central dos correios. Quando vi essa enorme bandeira brasileira pendurada na parede, pensei logo que o dono do restaurante fosse Brasileiro. Cheguei até perguntar pra ele, em português, se ele era brasileiro, mas quando vi que ele não me entendia perguntei em hebraico ele me respondeu dizendo "Sou Israelense mas amo o Brasil".

Mas, a primeira e mais interessante experiência que tivemos em relação a esse tema foi logo nos primeiros meses que chegamos a Israel. A época era Purim e fomos convidados por amigos Israelenses a ver uma série de eventos culturais e festivos na terceira maior cidade de Israel, Ma 'Ale Adumim (que também é o maior assentamento judaico na Cisjordânia). Havia um palco enorme na área de eventos da cidade e talvez a metade de sua população (34.000 habitantes em 2005) se encontrava reunida ali.

Entre uma apresentação e outra, entrou no palco um grupo de pessoas vestidas de branco cantando músicas em português. Chamei a minha esposa e lhe disse: "Está ouvindo o que estou ouvindo, eles estão cantando em português". Ficamos mesmo surpresos com aquilo. Aos poucos o grupo começou uma coreografia muito conhecida na minha terra, a Bahia, era uma coreografia de Capoeira. 

Soubemos mais tarde que além de futebol, um dos esportes favoritos dos israelenses, capoeira vem logo em seguida como um dos esportes mais populares em Israel. Contando esta história para um amigo Judeu que trabalhava como segurança do Presidente de Israel, ele me disse que também é fã do nosso famoso "Pastel com Caldo de Cana", e queria até importar a dupla para Israel.

Outro fato curioso sobre esse relacionamento entre Brasil e Israel é o fascínio que mutos israelenses tem por uma cidade, de novo na minha Bahia, chamada Porto Seguro. Minha cunhada mora lá, e me disse que as lojas tem até placa em hebraico para orientar os descendentes de Abraão.

Como, já escrevi antes, o Brasil tem mesmo uma conexão forte com Israel e são muitos os judeus brasileiros que cooperam na reconstrução desta nação. Há mais de 10.000 brasileiros morando em Israel, quase todos com vistos de cidadão, alguns fazendo trabalho voluntário, outros como estudantes e alguns na área esportiva.

É mesmo admirável que o Brasil tenha essa aceitação em Israel.

Seja em Israel ou no Brasil, tenha um bom dia!