02 fevereiro 2011

Quem Tem Boca...

Rua Ha-Palmar, Jerusalém
Zacarias 1:16  - Portanto, assim diz o SENHOR: Voltei-me para Jerusalém com misericórdia; nela será edificada a minha casa, diz o SENHOR dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém.

A foto acima foi tirada em frente a casa onde morávamos em Jerusalém, na Rua Ha Palmar.

Há um ditado brasileiro que desconheço se também é usado em outros países de língua Portuguesa que diz o seguinte: 

“Quem tem boca vai a Roma.” 

Eu mesmo já ouvi a minha mãe usando este provérbio popular inúmeras vezes. O que ela queria dizer com isso era que pode-se chegar a qualquer lugar por mais difícil que seja, bastando apenas usar a boca para pedir informação.

Descobri recentemente que o ditado, na sua versão original não era bem assim, o correto seria dizer:

“ Quem tem boca vaia Roma.”

Um sentido completamente diferente, pois aqui o verbo é VAIAR e não o verbo IR. A parte do corpo continua a mesma e a cidade também. Gostaria de traçar aqui um paralelo interessante, pelo menos pra mim, com dois outros verbos e uma cidade diferente, e talvez até criar um novo provérbio. 

Observe a placa acima e veja que ela está escrita em Hebraico, Árabe e Inglês, como praticamente tudo em Jerusalém. E aqui vai algo interessante. Todas as línguas a oeste de Jerusalém são escritas e lidas da esquerda para a direita e a maioria das línguas a leste de Jerusalém são escritas e lidas da direita para a esquerda, isto é, praticamente todas as línguas do mundo apontam para Jerusalém.

Assim posso criar meu novo provérbio:

“Todo aquele que lê ou escreve, o faz na direção de Jerusalém”

Observe mais uma vez a placa, pois a direção das línguas orientais e ocidentais se cruzam exatamente em Jerusalém.

Há um hino que diz, “Caminhando vou para Canaã...”, podemos dizer agora que lendo ou escrevendo também se chega lá.

Tenha um bom dia!