01 fevereiro 2011

Arraigados em Cristo

Flores em Jerusalém


Colossenses 2:6-7  - Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças..
A foto acima foi tirada em um dos jardins próximos da nossa residência em Jerusalém. As flores são realmente muito bonitas e chamam logo a atenção mas, se olharmos um pouco mais de perto, nota-se outra coisa que também chama a atenção, o sistema de irrigação que passa próximo as raízes. Nessa foto podem ser vistas pelo menos três mangueiras de cor marrom que regam continuamente estas plantas.
Quando nos mudamos para Israel, era inverno, e chovia constantemente, os jardins estavam sempre úmidos e as plantas verdes e bem regadas.  Não pensávamos muito em calor ou clima seco e quente. O clima quente e árido, típico do de deserto, só é melhor percebido nos meses de verão entre Junho e Setembro.
Quando chega esta época, é possível observar que as flores nos jardins e praças de Jerusalém continuam bonitas e vistosas. E logo a pergunta vem à mente, como isso é possível. Na Bahia, nossa terra de origem, tem clima mais ameno e a vegetação por lá parece tão mais seca e quase sem vida que, no escaldante verão baiano são poucas as plantas conseguem mostrar a cara. Entretanto em Israel, mesmo debaixo de um sol escaldante, as flores parecem, frescas e cheias de vida. 
O segredo é um eficiente sistema de irrigação que está presente virtualmente em todo lugar da cidade. Não é só em Jerusalém mas em praticamente todas as cidades que visitamos, vimos o mesmo sistema. Sabemos que água é uma commodity cara naquela região e por isso o sistema tem que ser inteligente para que não haja desperdício. 
Tudo isso nos fazia lembrar do Salmo 1:1-3 que faz uma analogia do justo com uma árvore plantada à beira de um rio.
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Mais interessante ainda são as palavras do Senhor Jesus Cristo em João 7:37-38. Aqui, o crente não é comparado com plantas e árvores que recebem água na dosagem e no tempo certo. Aqui os crentes bebem diretamente da água da vida e são comparados com o próprio recipiente que guarda essa água servindo de instrumento para saciar a sede de outros.”
E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.”
Nos tempos mais difíceis de nossa vida, a nossa beleza interior pode ser mais fácilmente percebida quando mostramos ao mundo que a nossa suficiência vem de Cristo e nele regozijamos.
Tenha um bom dia!