31 janeiro 2011

Aelia Capitolina

Portão Damasco na Cidade Velha, Jerusalém

Lucas 19:44  - E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos.

Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; e te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.

Na foto se vê um dos portões de Jerusalém, O Portão de Damasco. Este dá acesso à Cidade Velha pela lado onde há a maior concentração de árabes. O comércio aqui é intenso entre esta fatia da população e os muitos turistas que passam por aqui. Os Judeus evitam esta porta, preferindo a de Jafa, que fica na direção oposta. 

Antes de falar o que realmente chama a atenção nesta foto, gostaria de falar um pouco sobre a conexão de Jerusalém com as profecias bíblias.

Jerusalém é, sem dúvida o palco das grandes profecias bíblicas. É o local escolhido por Deus para desvendar o seu plano divino às nações. Aquela que seria conquistada pelo Rei David já havia sido mencionada centenas de anos antes no Livro das origens como se lê: “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.” Gênesis 14:18. Salém é o antigo nome de Jerusalém que já se chamou Jebus quando pertencia aos Jebuseus e também é comumente conhecida na bíblia como Sião. “E disseram os habitantes de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Porém Davi ganhou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi.” 1 Crônicas 11:5.

Jerusalém ocupa uma posição estratégica em relação aos períodos proféticos, os quais envolve a sua queda em 586 A.C., o tempo dos gentios mencionado em Lucas 21:24, as Setenta Semanas em Daniel e os seus últimos momentos como a entrada triunfal de seu Messias pelo seus portões e o seu retorno que é a segunda vinda do Senhor Jesus Cristo.

Toda profecia messiânica está relacionada com Jerusalém, pois foi lá que o Messias foi revelado, foi lá que Ele ensinou sobre o verdadeiro caminho que agrada a Deus, foi lá que revelou Deus para a humanidade, e na maior demonstração de amor por essa humanidade, morreu numa cruz também em Jerusalém.

Agora preste atenção na foto e veja à esquerda do Portão de Damasco uma segunda porta em nível bem mais baixo. Aquela pequena porta é do tempo do Imperador Romano Adriano que em 131 D.C., 60 anos depois da destruição do Templo profetizada pelo Senhor Jesus em João 2:19, mudou o nome de Jerusalém para Aelia Capitolina com a intenção de apagar qualquer ligação dela com o povo Judeu. Jerusalém já foi destruída várias vezes, mas é importante notar que é o próprio Deus quem anunciava essas assolações, e isso por causa do pecado do Seu povo. E do mesmo jeito que a destruição foi profetizada, sua restauração também o foi. 

O grande milagre é que a restauração de Jerusalém inclui também os gentios que crêem no Senhor e invocam o seu Santo nome. Assim se cumprirá a promessa que Ele fez a Abraão dizendo: “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gênesis 12:3

Que fazer parte da promessa?  Aceite a Cristo!

E fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa de José, e fá-los-ei voltar, porque me compadeci deles; e serão como se eu não os tivera rejeitado, porque eu sou o SENHOR seu Deus, e os ouvirei.

Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo.
Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas.” - Zacarias 6:10;  Atos 16:16-17