Shuk (Feira livre ) em Jerusalém |
1 Ezequiel 34:27 - E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu quebrar as ataduras do seu jugo e as livrar da mão dos que se serviam delas.
Esta foto foi tirada no “Shuk”, a feira livre de Jerusalém. O Shuk fica numa construção antiga localizada na Rua Yafo, mais ou menos no meio da distância entre a Rodoviária e a Cidade Velha. Não podem ver nesta foto, mas aqui também há seguranças nas portas de entrada, e não são seguranças comum, são soldados do exército. Quando desconfiam de alguém, pedem logo pra ver o passaporte.
Na época que morávamos em Israel, $1,00 Shekel valia R$ 0,50 e a maioria das verduras e frutas custava mais ou menos $4,00 Shekels (R$ 2,00) por quilo. Eu gostava muito de ir ao Shuk, principalmente pra comprar bolinhos de canela, eles são deliciosos.
Qualquer pessoa que entre no Shuk em Jerusalém se surpreende logo com a qualidade das frutas e verduras que são vendidas ali. Frutas como limões, laranjas, morangos e bananas têm excelente apresentação e até parecem ser feitas de plástico. Não há preocupação na escolhas, todas compartilham a mesma qualidade. Melancias e melões são muito doces e por serem de ótima qualidade são exportados para toda a Europa. Os pimentões são são tão saborosos que comíamos como se fossem frutas.
O verso em Cânticos 6:7 que diz : “As tuas faces, como romã partida, brilham através do véu.” não fazia muito sentido pra mim, não pela estranha analogia típica deste livro, mas pelo tamanho das romãs que eu conhecia lá na Bahia que eram muito miúdas. Entretanto quando vi pela primeira vez a romã israelense, o verso fez mais sentido, são enormes. E é possível tomar o seu suco fresquinho feito nas próprias lojas no Shuk.
Azeitonas, pepinos (principalmente uns bem pequenos vendidos como pickles) e repolhos fazem parte da dieta dos Judeus que também inclui muitos outros legumes, hortaliças, vegetais e frutas. Aqui também é possível se achar o famoso pão Pita (creio que se chama pão sírio em algumas regiões do Brasil) feitos na ora; além de uma variedade incrível de outros pães e bolinhos doces para o café da manhã ou chá da tarde. Tudo pode ser comprado a granel nas quantidades que quisermos, sejam elas pequenas ou grandes.
Quando eu ia ao Shuk, sempre me lembrava das promessas do Senhor a Israel e de como o Senhor tem abençoado Israel mesmo tendo este rejeitado o Messias. O Senhor quando fez a promessa a Abraão, a fez unilateralmente garantindo a benção numa aliança eterna com ele.
Salmos 132:15 - Abençoarei com abundância o seu mantimento e de pão fartarei os seus pobres.
Números 6:27 - Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.
Gênesis 12:3 - Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Gênesis 22:17 - Que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos.
Gênesis 26:13 - Habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai.
Se você que está lendo esse artigo não é Judeu, então você é gentio. Saiba entretanto que todas as promessas feitas a Abraão também podem ser dos gentios.
E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa. - Gálatas 3:29
Tenha um bom dia!