08 março 2013

O Corpo do Crente, o Templo De Deus

Possível local do Tabernáculo

Atos 17:24 - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.


Quando estive no Brasil entre outubro e novembro de 2012, pude compartilhar com alguns irmãos sobre a importância da Palavra Escrita. Na ocasião comentei de como as grandes civilizações do mundo antigo marcaram sua passagem na história da humanidade e muitas delas deixaram grandes e belos monumentos tais como o Coliseu em Roma, a Grande Muralha da China, pirâmides do Egito, etc. Mas o povo Judeu, apesar de ser o povo escolhido por Deus para escrever Sua história, não nos deixou nenhum monumento, que fosse obra de mãos mas nos deixou a Bíblia.

Vejo que a razão pela qual o Senhor não os permitiu construir grandes templos ou palácios  se explica pelo simples fato de que aqueles que são do Senhor, são nessa terra meros peregrinos que deixaram o Egito (neste caso simbolizando o mundo e a sua concupiscência) e partiram para a Terra Prometida (simbolizando nossa morada final com Jesus)

O único monumento realmente grandioso que poderia estar de pé ainda hoje seria o Templo de Herodes, mas antes mesmo de ser concluído o Senhor Jesus profetizou que deste não sobraria pedra sobre pedra, mas seria de todo destruído. Por outro lado, Ele não deixaria o mundo sem a sua marca, afirmou que reconstruiria o templo em apenas três dias. Segundo as Escrituras, sabemos que Ele falava de seu próprio corpo onde Deus habita de forma completa (Veja Colossenses 1:9 e 2:9).

A Palavra de Deus ainda afirma que esta mesma Palavra deixaria sua forma escrita e passaria a ser uma Palavra viva, transformando meros seres humanos em herdeiros da vida eterna e verdadeiros templos onde o próprio Deus habitaria de forma definitiva. (Leia 2 Coríntios 3:1-6).

Sendo assim, o Senhor Deus deixa no mundo grandes e suntuosos templos, ainda que feitos de barro, mas por dentro guardam grandes e preciosos tesouros. Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura, eis que tudo se fez novo. Aqueles que amam o Senhor Jesus Cristo, fazem a Sua vontade (João 14:15) e assim Deus é revelado ao mundo. 

Ainda que tentamos descobrir no passado por onde passou e foi edificado um tabernáculo,  não devemos perder de vista que, nós que cremos, somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas (Efésios 2:10). Diz ainda que o corpo do crente é o templo do Espírito Santo, e que neles habita. (1 Coríntios 6:19).

Portanto, como diz a placa na foto acima, Deus com certeza esteve e está por aqui...

Que o Senhor vos abençoe.