23 janeiro 2011

Nosso Coração: Sem Deus, Um Deserto

Beer-Sheva (Berseba), Israel


Isaías 42:17-20 - “Os aflitos e necessitados buscam águas, e não há, e a sua língua se seca de sede; eu o SENHOR os ouvirei, eu, o Deus de Israel não os desampararei.
Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água.
Plantarei no deserto o cedro, a acácia, e a murta, e a oliveira; porei no ermo juntamente a faia, o pinheiro e o álamo.
Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isto, e o Santo de Israel o criou.”

A foto acima foi tirada na cidade Beer-Sheva (Berseba). Já falamos um pouco sobre esta região e falaremos muitas vezes mais nesse blog. Berseba está a mais de 100 quilômetros de Jerusalém numa região desértica, como se pode vê na foto. Nesta foto, também se vê claramente um terreno arenoso, cheio de pedras, duro e sem água em contraste com a uma plantação de árvores que parece estar avançando e modificando aos poucos a paisagem. Mas não é só a paisagem que se modifica com as árvores todo o eco-sistema se rejuvenesce, ganhando vida e gerando vida.

Leia mais uma vez os versos acima e você vai perceber o quão relevante é a Palavra do Senhor nos dias de hoje. Estes versos foram escritos pelo profeta Isaías há mais de 2.500 anos atrás. Estes versos não se referem apenas à paisagens e vegetação no mundo natural. Estes versos descrevem a condição do coração humano e quem é que pode transforma-lo.

Desde que o mundo é mundo, desde os mais antigos registros históricos nós ouvimos falar da frágil condição humana. Não importa o quanto avancemos como a ciência e a tecnologia, o quanto repetimos para nós mesmos que os avanços tecnológicos mudam para melhor a nossa vida, o mundo ainda continua a ser um lugar inseguro. Pare e reflita o quão frágil é esta situação: Já pensou no que seria do mundo sem policiais, sem médicos, sem enfermeiros, sem legislação, sem governo? Já pensou em assinar um documento importante sem a presença de um advogado? Tem coragem de vender uma casa ou um terreno só com um contrato verbal? Hoje, é comum se dizer por aí que para fazer um contrato com a própria mãe é preciso um documento formal com assinatura de um advogado e uma ou mais testemunhas.

Na realidade, nosso coração é de pedra, temos tanto medo que muitas vezes não confiamos nem em nós mesmos. Mas graças a Deus, que nunca nos desampara, garças a Deus pela mensagem da cruz que é capaz de transformar o mais duro coração em uma agência do reino da sua luz. Ainda não existe no mundo, tecnologia capaz de tal transformação, mas uma eterna ilusão de que um dia seremos capazes.

Por isso a Palavra de Deus diz: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações...” Heb 3:15

Hoje é domingo, um dia dedicado ao serviço do Senhor! Mas o maior serviço foi Ele mesmo que fez por nós! Sirvamos pois com alegria!