19 fevereiro 2011

Setenta Vezes Sete

2. Mateus 18:21-22 - Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.



Encontrei a flor da foto em um dos jardins de Jerusalém. Não contei quantos lacinhos tem quando está fechada, mas acho que é pelo menos setenta duas vezes.

Ontem falamos como o número sete aparece na aliança feita entre Abraão e Abimeleque e, mais tarde, entre Abimeleque e Isaque.  O número sete não está carregado de simbologia apenas no Velho Testamento, mas também no novo. Observe que o perdão, que é o cancelamento de dívidas e ofensas, é uma aliança entre duas partes que querem conviver em paz e harmonia.

Segundo as palavras do Senhor Jesus, devemos estar dispostos a perdoar nossos irmãos pelos menos 490 vezes. Gostaria de lhe convidar a refletir mais uma vez sobre o número sete e sua simbologia.

Em Gênesis 6: 9 o nome de Noé aparece pela sétima vez e diz que "Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus." A palavra traduzida por perfeito é Thamim cujo valor númerico é 490 ou, 70 x 7. Em outras palavras, o valor simbólico do perdão é 490, traduzido pela palavra PERFEITO, que em hebraico é THAMIM.

Veja mais alguns exemplos do número sete no Novo Testamento. Começaremos com as sete frases que o Senhor Jesus pronunciou na cruz:

1. Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste ? - Mateus 27:46
2. Em verdade vos digo: Hoje estarás comigo no paraíso - Lucas 23:43
3. Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito  - Lucas  23:46
4. Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem -  Lucas 23,34
5. Mulher, eis o teu filho, (para João): Esta é tua mãe - João 19:26
6. Tenho sede - João 19:28
7. Está cumprindo - João 19:30

Esta última muito interesante, está cumprido, concluido, o sacrifício perfeito havia sido oferecido a Deus e Ele o aceitou.

Veja ainda outros exemplos onde sete é usado como algo completo.

1. Os sete diáconos: Estêvão, Filipe, Prócoro,  Nicanor,  Timão, Parmenas e Nicolau - Atos 6:5
2. As sete características da sabedoria : A sabedoria que do alto vem é, primeiramente  (1) pura, depois (2) pacífica, (3) moderada, (4) tratável, (5) cheia de misericórdia e de bons frutos, (6) sem parcialidade, e (7) sem hipocrisia. Tiago 3:17.


Lembre-se. O perdão leva à perfeição.


Tenha um bom dia!