18 fevereiro 2011

Beer-Sheva Local das Alianças

Gênesis 21:29-31 - E tomou Abraão ovelhas e vacas, e deu-as a Abimeleque; e fizeram ambos uma aliança. Pôs Abraão, porém, à parte sete cordeiras do rebanho.
E Abimeleque disse a Abraão: Para que estão aqui estas sete cordeiras, que puseste à parte?
E disse: Tomarás estas sete cordeiras de minha mão, para que sejam em testemunho que eu cavei este poço. Por isso se chamou aquele lugar Berseba, porquanto ambos juraram ali.


Beer-Sheva, Israel
Esta foto foi tirada em Beer-Sheva e mostra uma área em expansão. Os prédios são construídos em áreas com toda a infra-estrutura necessária, desde asfalto, iluminação e água, como também serviços de internet, telefonia e TV a cabo, tudo por vias subterrâneas.  As construções são em blocos e envolvem  parques, escolas, hospitais, zona comercial e tudo aquilo que é necessário para uma comunidade. O estilo de construção é o mesmo em todo o Israel com a famosa "Pedra de Jerusalém" fazendo o acabamento final.

A cidade de Beer-Sheva (Berseba em Português) é muito famoas por ter sido esta a região onde viveu Abraão e, mais tarde, seu filho Isaque. Nos versos acima eu destaquei três palavras porque é sobre elas que vamos falar no blog de hoje. No dia 10 de fevereiro falamos sobre o número sete no primeiro verso da Bíblia. Exploraremos mais algumas curiosidades deste que é o símbolo de perfeição, integralidade ou totalidade.

A palavra Sheva (sete) está relacionada a outras duas palavras que compartilham uma mesma raiz  hebraica (Shin - Bet - Ayin) como pode ser visto no qaudro à esquerda  e correspondem aos números de Strong 7646, 7650, 7651. Em outras palavras, o número sete compartiha relacionamento com as palavras "inteiro", "completo" e também, com as palavras "jurar" e "juramento".

O nome Beer-Sheva então signeifica Poço do Juramento. Interesante que, passados mais ou menos uns noventa anos, Isaque também firmaria no mesmo local uma aliança também com Abimeleque (talvez outro, sendo este nome provavelmente um título). Na ocasião, Isaque estava recuperando os poços que Abraão havia cavado e que foram posteriormente tapados pelos homens de Abimeleque. Este veio ao encontro de Isaque para lhe propor paz; e um baquete marcou a ocasião.  

Gênesis 26:26-33 - "E Abimeleque veio a ele de Gerar, com Auzate seu amigo, e Ficol, príncipe do seu exército. E disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois que vós me odiais e me repelistes de vós?
E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o SENHOR é contigo, por isso dissemos: 

Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo. Que não nos faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora tu és o bendito do SENHOR.Então lhes fez um banquete, e comeram e beberam; E levantaram-se de madrugada e juraram um ao outro; depois os despediu Isaque, e despediram-se dele em paz.

E aconteceu, naquele mesmo dia, que vieram os servos de Isaque, e anunciaram-lhe acerca do negócio do poço, que tinham cavado; e disseram-lhe: Temos achado água. E chamou-o Seba; por isso é o nome daquela cidade Berseba até o dia de hoje."

O número sete aparece naturalmente na natureza nas SETE cores do Arco-íris, nos SETE dias da Semana, nas SETE notas musicais e nas SETE configurações de cristalização: triclínico, monoclínico, romboédrica, hexagonal, ortorrômbico, tetragonal e cúbica.

Veja abaixo alguns exemplos onde o número sete aparece na bíblia relacionado à criação, ofertas e sacrifícios, intervenção divina, castigo, bênção, etc.. 

Sete dias da criação - Gênesis 2:1-3
Sete em sete os animais limpos levado para a arca - Gênesis 7:2
Sete dias Noé permanece na arca antes do dilúvio - Gênesis 7:4, 10, 
Sete dias Noé permanece na arca, depois de enviar a pomba, Gênesis 8:10, 12.
Sete cordeiras oferecidas a Abimeleque por Abraão - Gênesis 21:28-30
Sete anos anos em que Jacob serve para cada uma de suas esposas - Gênesis 29:15-30. 
Sete anos de abundância - Gênesis 41:1-32, 53. 
Sete anos de fome no Egito, - Gênesis 41:1-32, 54-56;
Sete vacas e sete espigas de trigo na visão do Faraó - Gênesis 41:2-7
Sete dias de luto de José por Jacó, seu pai - Gênesis 50:10
Sete dias durou a praga das águas transformadas em sangue no Egito - Êxodo 7:25. 
Sete dias durou a Páscoa -  Êxodo12:15. 
Sete dias permanece com a mãe o primogênito de ovelhas e carneiros antes do sacrifício - Êxodo 22:30.
Sete dias durou a Consagração dos Sacerdotes e altares -  Êxodo 29:30, 35; Ezequiel. 43:25, 26.

A aspersão do sangue por sete vezes -Levítico 4:6
Sete dias durou as contaminações - Levítico 12:2; 13:04.
Sete dias é a duração da Festa dos Tabernáculos - Levítico 23:34, 42.
Os sete carneiros e touros para o sacrifício - Levítico 23:18; Números 23:01, 29:32; 
Sete semanas é  período entre a Páscoa e o Pentecostes - Levítico 23:15. 
Sete meses: Convocações santas, no sétimo mês - Levítico 23:24-44; Números 29; Ezequiel. 45:25. 
Sete semanas de ano (sete vezes sete), o período entre os jubileus - Levítico 25:8
Sete vezes Israel é ameaçado de castigo - Levítico 26:18-21.


Lembre-se que em seis dias criou Deus o mundo e no sétimo descansou. O autor de Hebreus (Heb 3 e 4) se refere a esse descanso como sendo o Senhor Jesus Cristo. A semana começa lembrando o seu dia, O Dia do Senhor, o dia em que Ele venceu a morte ao se oferecer por nós como o sacrifício perfeito exigido pela justiça de Deus.

Tenha um bom dia!