10 fevereiro 2011

O Número 7 em Gênesis 1:1

Gênesis 1:1
Gênesis 1:1 - No princípio criou Deus os céus e a terra.

Dos números que carregam um significado simbólico no uso bíblico, sete é o mais importante. Ele é usado para significar integralidade ou totalidade. Subjacente a todos esses usos do número sete está a semana de sete dias, o que, de acordo com Gênesis 1:1 - 2:03 e Êxodo 20:11, pertence à estrutura divina da criação. Deus completou sua obra de criação em sete dias (Gn 2:2), e sete dias constituem um ciclo completo de tempo.1

1 Ryken, L., Wilhoit, J., Longman, T., Duriez, C., Penney, D., & Reid, DG (2000). Dicionário de imagens bíblicas (ed eletrônico.) (774). Downers Grove, IL: InterVarsity Press

Leia agora alguns fatos interessantes sobre o primeiro verso da Bíblia encontrados por W. E. Filmer.

1. Este verso contém 7 palavras.
2. O número total de letras em hebraico é 28, ou 7 x 4
3. A frase se divide em duas partes iguais: as 3 primeiras palavras: "No-princípio, criou Deus", contém 14 letras. As 4 palavras restantes também contém 14 letras
4. A segunda metade da frase divide novamente em duas partes iguais: As 2 palavras para "os céus" contém 7 letras, e as 2 palavras para "e-a-terra" contêm letras.
5O três substantivos, "Deus" os "céus" e a "terra" têm juntos 14 letras.
6. O valor numérico dos três nomes é 777, ou 7 x 111.
7. O valor numérico do verbo, "criado", é de 203, ou 7 X 29.
8. A palavra do meio (2 letras) e a anterior (5 letras), juntas têm 7 letras.
9. A palavra do meio e a que vem depois dela, juntas têm 7 letras.

Ainda mais notáveis são os numéricos, que estabelecem as letras individuais de modo que  não podem ser alterados. Hebraico é chamada de uma linguagem sintética, isto é, o significado a ser expresso é indicado em grande parte pelo uso de prefixos e sufixos. Em alguns casos a mudança do prefixo pode inverter completamente o significado da frase inteira. É, portanto, mais importante que a primeira e a última letra das palavras sejam protegidas contra qualquer alteração. Agora veja como a estrutura numérica faz isso.

10. Nós vimos agora que a sentença poderia ser dividida em partes iguais com 14 letras em cada metade. O valor numérico da primeira e última letra da primeira metade é de 42, ou 7 x 6.
11. O valor numérico da primeira e última letra da segunda metade é de 91, ou 7 x 13.
12. Se a primeira e a última letra de todas as palavras são tomadas em conjunto, o seu valor numérico é 1292, ou 7 x 199.
13. O valor numérico da primeira e última letra da primeira e última palavra é apenas 497, ou 7 x 71.
14. Este número é tão bem dividido que se apenas as primeiras letras são tomadas da primeira e da última palavra, estas duas letras, em conjunto, tem um valor numérico de 7. Da mesma forma, as últimas letras das duas palavras têm em conjunto um valor numérico de 490, ou 7 x 7 x 10.
15. Tomando a primeira e a última letra da primeira palavra, menos 1, e a última palavra, menos 1, então, os valores numéricos somam 896, ou 7 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2.
16. Este número é peculiar na medida em que é 7 multiplicado por dois, 7 vezes, e ainda a soma dos seus factores é 21.

Fica claro a partir desses fenômenos extraordinários que os prefixos e sufixos nesta frase não poderiam ser alterados sem jogar por terra toda sua beleza.  Não só isso, mas parece impossível construir uma outra frase que incorpora um conjunto tão impressionante de números. Mais ainda, é praticamente impossível que autor de Genesis tivesse conhecimento desses fatos quando escreveu estes versos.

Tenha um bom dia!