09 fevereiro 2011

Partidos Judaicos

Judeus (diferentes) em Jerusalem

Lucas 18:10-12 - Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.

Tirei estas fotos na Cidade Velha no Quarteirão Judaico, mas até hoje não sei a que grupo de judeus as pessoas na foto pertencem. Na época do Senhor Jesus também havia alguns grupos de judeus de facções diferentes. Eis alguns deles.

"Fariseus" provavelmente significa "os separados", em hebraico, referindo-se à sua estrita observância das leis e tradições (Lucas 18:10-12).
Rivais políticos e religiosos dos saduceus, disputando influência entre os governantes e o povo.
Principalmente os leigos, mas possivelmente também alguns sacerdotes (da tribo de Levi), ou mesmo membros do Sinédrio (Atos 5:34).
Seguia não só as leis da Bíblia hebraica, mas também as "tradições dos anciãos" (Marcos 7:1-13, Mt 15,1-20).
Os líderes foram chamados de "rabinos" ou "professores", como Nicodemos (João 3:1-10; 07:50, 19:39) e Gamaliel (Atos 5:34, 22:3).
Também havia treinado "escribas" (Marcos 02:16, Atos 23:9) e "discípulos" (Marcos 2:18; Mateus 22:16, Lucas 5:33).
NT e Evangelhos os retratam como adversários de Jesus (Marcos 8:11; 10:2), que conspiram com os herodianos para matar Jesus (Marcos 3:6).
Algumas das mais duras polêmicas de Jesus são dirigidas contra a "hipocrisia" e "cegueira" dos fariseus (Mt 23, João 9).
Em contraste com os saduceus (Mc 12:18-27), os fariseus acreditavam na ressurreição dos mortos (At 23:1-8).
O próprio Paulo era um fariseu (Fp 3:05, Atos 23:06, 26:5), assim como alguns outros cristãos primitiva (Atos 15:5).

"Saduceus" vem do hebraico Tsaddiqim ("justos"), que pode referir-se à maneira como eles queriam viver suas vidas.
O nome também pode derivar de Zadoque, o sumo sacerdote sob o reinado de Davi (1 Reis 1:26), pois muitos saduceus eram sacerdotes.
Rivais políticos e religiosos dos fariseus, embora a sua influência foi mais com as elites ricas.
Provavelmente também rivais dos herodianos, uma vez que tinham apoiado os governantes Hasmoneus contra o Rei Herodes.
Intimamente associados com o Templo de Jerusalém e com o Conselho de Governo ("Sinédrio") dos judeus (Atos 4:1; 05:17, 23:6).
Não acreditavam em vida após a morte (Marcos 12:18-27, Lucas 20:27) ou em anjos ou espíritos (At 23:8).
NT também retrata-os (muitas vezes em conjunto com os fariseus), como adversários de Jesus (Mateus 16:1-12, Marcos 18:12-27).
Mas eles também rejeitaram os ensinamentos dos fariseus, especialmente suas tradições orais e as inovações mais recentes.

"Zelotes" provavelmente não eram um grupo organizado no início, mas todos os judeus "zelosos" para a lei de Deus (Nm 25:13; 1 Reis 19:10, Atos 22:3; Gl 1:14).
Pouco antes e durante a Primeira Guerra Judaica contra Roma, "zelotes" eram um partido nacionalista revolucionária contra os romanos.
Um dos apóstolos de Jesus (não o mesmo que Simão Pedro) é chamado de "Simão, o Zelote" em Lucas 6:15 e Atos 01:13 (mas "Simão, o cananeu", em Marcos 3:18 e Mateus 10:4).

Mas o mais importante é que Deus conhece os seus. Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. 2 Timóteo 2:19

Tenha um bom dia!