"Ele não está aqui pois ressuscitou" - Placa no Túmulo Vazio, Jerusalém |
É o que diz a placa no túmulo vazio no Jardim do Túmulo em Jerusalém, repetindo a resposta dada às mulheres pelos anjos quando estas procuravam por Jesus.
Hoje eu estive em funeral aqui em Portugal por ocasião do falecimento de uma irmã de nossa Igreja. Andando pelo cemitério notei grandes jazigos com inscrições e nomes de falecidos. Alguns realmente muito grandes e bem decorados. Acho que assim o fazemos porque queremos muito guardar a lembrança de alguém que partiu.
Vejo nesses monumentos uma triste lembrança de todos nós compartilhemos o mesmo destino mas nem todos a mesma esperança. Par muitos, de fato a morte é o fim, mas para os que crêem é o começo. As palavras de Jesus em João 14:2-3 são extremamente confortantes quando Ele diz:
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
A maior esperança do crente é a ressurreição. As últimas palavras ouvidas hoje no funeral faziam referência a Genis 3:19 que diz: "No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás." Mas ouvimos algo maravilhoso nas palavras do apóstolo Paulo que disse:
1 Coríntios 15:12-23 - Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?
E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.
E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.
Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
Crês que Cristo tem o poder para te ressuscitar? Quem crer tem a vida eterna e esta mesma placa vai ser real também para ti.
Tenha um bom dia!