07 fevereiro 2011

Os Pés Sobre a Rocha

Cisterna no Jardim do Túmulo, Jerusalém
Jeremias 38:6 - Então tomaram a Jeremias, e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram a Jeremias com cordas; mas na cisterna não havia água, senão lama; e atolou-se Jeremias na lama.

Esta foto, exposta no Jardim do Túmulo em Jerusalém, mostra o interior da cisterna localizada em frente ao Túmulo Vazio do Senhor Jesus Cristo, e possivelmente servia para regar o jardim que havia próximo ao Gólgota, mencionado  nos evangelhos.

A imagem dessa cisterna me faz lembrar imediatamente o tempo do profeta Jeremias, da oposição que ele enfrentou por ter pronunciado palavras duras contra o povo de sua geração. Jeremias falava a verdade em nome do Senhor mas o povo não queria ouvir, não estavam interessados na verdade nem na vontade do Senhor e por isso, ele foi perseguido.  E, cansados de suas palavras, pegaram Jeremias e o coloram em uma cisterna, sem água,  e  Jeremias foi atolado na lama.

Observe na foto que esta cisterna em particular tem um forma de piramidal. Não tem como escalar suas paredes, quanto mais se sobe, mais inclinado fica-se para dentro da própria cisterna. As paredes são húmidas e frias e a luz do sol só entra quando este passa a pino por sua entrada, e mesmo assim por pouco tempo. E, quando a água acaba, só fica mesmo a lama, não tem nem como se deitar para descansar.

Já sentiu-se alguma vez assim? Principalmente depois de achar que vez tudo certo, após seguir rigorosamente a vontade do Senhor em determinado assunto e, de repente, se encontrar numa situação de completo desconforto e enfrentando grande oposição?

Há momentos em nossa vida que servem de grande lição para nós, temos que entender que é o Senhor é quem age, é Ele que nos garante a vitória. E por isso, Ele muitas vezes precisa no levar a uma posição onde somos confrontados com nós mesmos e, após reconhecida a nossa dependência de Deus,  clamamos por sua misericórdia. Nessa situação, só mesmo a ajuda externa para nos retirar do fundo do poço, nesse caso, a mão de Deus.

Há um Salmo de Davi que ilustra bem a situação de Jeremias e, de maneira figurada era a mesma que ele viva. Então ele disse:

"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR."

Se a situação ficar muito difícil, faça como David, espere com confiança no Senhor, e Ele virá em teu socorro. Colocar-te-á sobre a Rocha, e de alegria encherá o teu coração.

Tenha um bom dia!