11 fevereiro 2011

Usos do Camelo

Camelo no Caminho para Jericó, Israel
Gênesis 24:11 - E fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água, pela tarde, ao tempo que as moças saíam a tirar água.

O camelo bactriano distingue-se por duas corcovas. É um nativo dos planaltos da Ásia Central. O camelo árabe ou dromedário, a partir do grego dromos, "um corredor" (Isaías 60:6;. Jer 02:23), tem apenas uma corcova, e é um nativo da Ásia Ocidental e África.

O camelo era inicialmente utilizado tanto para a equitação como também uma besta de carga (Gênesis 24:64; 37:25), na guerra (1 Sm 30:17;. Isaías 21:7.). Menção é feita do camelo entre o gado dado por Faraó a Abraão (Gn 12:16). Sua carne não era para ser comida, pois está classificado entre os animais imundos (Levíticos 11:4; Dt 14:07). O servo de Abraão montou em um camelo, quando ele foi buscar uma esposa para Isaac (Gn 24:10, 11). Jacó teve camelos como parte de sua riqueza (30:43), como Abraão também teve (24:35). Ele enviou um presente de trinta camelas de leite para seu irmão Esaú (32:15). Parece ter sido pouco utilizado pelos judeus após a conquista. São mencionados no entanto, na história de Davi (1 Crônicas 27:30) e depois do exílio (Esdras 2:67; Neemias 7:69). Os camelos eram muito usados entre as outras nações do Oriente. A rainha de Sabá veio com uma caravana de camelos, quando veio até Salomão (1 Reis 10:2; 2 Crônicas 9:01). Ben-Hadade de Damasco também mandou um presente a Eliseu: "quarenta camelos carregados" (2 Reis 8:9). 

As vestes usadas por João Batista eram feitas de pêlo de camelo (Mat. 3:4, Marcos 1:6), e era distinguido daqueles que residiam em palácios reais que usavam roupas finas. Este foi também o caso de Elias (2 Reis 1:8), que é chamado de "homem peludo", por vestir tais roupas. Este é um dos materiais mais admiráveis para o vestuário pois é boa proteção contra calor, frio e chuva.1

Mas talvez a nossa melhor lembrança de Camelo na Bíblia vêm da comparação feita pelo Senhor Jesus em Mateus 19:24-26.

E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

Parece mesmo que a riqueza material nos afasta de Deus pois temos a tendência de nos exaltarmos e confiar cada vez mais em nós mesmos quando as acumulamos.  Todavia o Senhor disse que o que para o home é impossível, para Deus não o é. A Palavra de Deus, de fato é poderosa pode transformar o mais duro coração.

Enquanto o camelo na sua luta tenta passar no fundo da agulha (talvez um portão muito apertado), deixe o Espírito do Senhor te levar ao céu!

Tenha um Bom dia!

1 Easton, M. (1996). Dicionário Bíblico Easton. Oak Harbor, WA: Sistemas Logos Research, Inc.