12 fevereiro 2011

Cavernas de Kumr'an (Qumran)

1 Pedro 1:23-25 - Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.Porque Toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.

Cavernas de Qumran, Mar Morto, Israel
As Cavernas de Qumran é o local onde foram encontrados os Pergaminhos do Mar Morto,  uma coleção de cerca de 850 manuscritos judeus (principalmente fragmentário) descoberta por pastores em 1947 em cavernas perto do litoral do Mar Morto. Esses pergaminhos representam todos os textos bíblicos, exceto Ester, assim como muitos textos não-bíblicos, incluindo comentários e paráfrases dos livros bíblicos, e as obras litúrgicas e escatológicas. Os pergaminhos têm ajudado pesquisadores a estabelecer o texto da Bíblia hebraica como eram séculos antes do Texto Massorético, que anteriormente era o mais antigo manuscrito disponível. Igualmente importante, os pergaminhos lançaram luz sobre o judaísmo antigo e do cristianismo primitivo, revelando o pensamento e a prática de um grupo entre a diversidade de perspectivas que existiam dentro do judaísmo na época. As comunidades que preservaram esses textos eram ascética com respeito às leis de pureza com relação à história e à lei de Deus.1

Quando eu ouvi, pela primeira vez, uma palestra sobre esses achados, eu descobri que a maioria dos estudiosos que examinam esses textos não acreditam na existência de Deus. Ouvi também que muitos estavam ávidos para mostrar ao mundo que o texto bíblico que temos em mãos hoje, poderiam estar cheio de erros.  

Especulava-se que os nomes dos vários reis estrangeiros mencionados no Velho Testamento poderiam estar grafados de forma errada, uma vez que a pronúncia e a grafia desses nomes eram totalmente estranhos à língua corrente dos Judeus. Mas, para a surpresa de muitos, os textos confirmaram ainda mais o infalível testemunho da Palavra de Deus. 

Não somente isso, esses fragmentos bíblicos apresentaram evidências valiosas para a história do texto das Escrituras Hebraicas, mil anos mais cedo do que a produção do texto massorético.

Estes textos ficaram bem escondidos durante anos nessas cavernas e por isso deterioram-se com o tempo.
A vontade do Senhor todavia é que os guardemos em nossos corações para que nunca se fragmentem, como disse o Salmista: "Guardo no coração as tuas Palavras para não pecar contra ti." Salmo 119:11

E o autor da carta aos Hebreus (Heb 8:10), citando Jeremias 31:33 diz: "Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo."

O apóstolo Paulo falando dos crentes em Corinto afirma:  "... já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração." 2 Coríntios 3:3.

Por isso, ousadamente afirmamos, a Palavra do Senhor dá vida aos que crêem.

Tenha um bom dia!

Patzia, A. G. & Petrotta, A. J. (2002). Dicionário de bolso de estudos bíblicos (32-33). Downers Grove, Illinois: InterVarsity Press.