1 Pedro 1:23-25 - Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.Porque Toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.
Cavernas de Qumran, Mar Morto, Israel |
Quando eu ouvi, pela primeira vez, uma palestra sobre esses achados, eu descobri que a maioria dos estudiosos que examinam esses textos não acreditam na existência de Deus. Ouvi também que muitos estavam ávidos para mostrar ao mundo que o texto bíblico que temos em mãos hoje, poderiam estar cheio de erros.
Especulava-se que os nomes dos vários reis estrangeiros mencionados no Velho Testamento poderiam estar grafados de forma errada, uma vez que a pronúncia e a grafia desses nomes eram totalmente estranhos à língua corrente dos Judeus. Mas, para a surpresa de muitos, os textos confirmaram ainda mais o infalível testemunho da Palavra de Deus.
Não somente isso, esses fragmentos bíblicos apresentaram evidências valiosas para a história do texto das Escrituras Hebraicas, mil anos mais cedo do que a produção do texto massorético.
Estes textos ficaram bem escondidos durante anos nessas cavernas e por isso deterioram-se com o tempo.
A vontade do Senhor todavia é que os guardemos em nossos corações para que nunca se fragmentem, como disse o Salmista: "Guardo no coração as tuas Palavras para não pecar contra ti." Salmo 119:11
E o autor da carta aos Hebreus (Heb 8:10), citando Jeremias 31:33 diz: "Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo."
O apóstolo Paulo falando dos crentes em Corinto afirma: "... já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração." 2 Coríntios 3:3.
Por isso, ousadamente afirmamos, a Palavra do Senhor dá vida aos que crêem.
Patzia, A. G. & Petrotta, A. J. (2002). Dicionário de bolso de estudos bíblicos (32-33). Downers Grove, Illinois: InterVarsity Press.