17 fevereiro 2011

Revelação na Genealogia em Genesis 5

Mateus 1:21 - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Flores em Jerusalem,Israel
Sabemos que a Bíblia, a palavra de Deus foi escrita em hebraico, Aramaico e Grego e por usarmos traduções acabamos por perder boa parte de sua poesia, sua estrutura literária e redacional, os  trocadilhos com o significado das palavras, o significado dos nomes dados às pessoas, etc..

Os nomes das pessoas na Bíblia são carregado de significados que estão intimamente ligados à natureza da própria pessoa que recebeu o nome ou com as circunstâncias em sua volta. Por exemplo, os nomes dos 10 primeiros descentes de Adão parecem carregar uma mensagem que só seria revelada centenas de anos depois com a vinda do Senhor Jesus Cristo. Observe a tabela abaixo com esses nomes e traduções e tire suas próprias conclusões.

Adão Homem
Sete            Apontado, determinado
Enos Mortal
Cainã Desgraça, pena, aflição;
Maalalel         O Santo Deus
Jerede Descerá
Enoque Ensinando
Matusalém Sua morte trará
Lameque Desesperado, sem esperança
Noé              Descanso ou conforto

(Ao) Homem (está) determinado mortal penalidade; (mas) o Santo Deus descerá ensinando (que) Sua morte trará (ao) sem esperança, (o) descanso.

Nos evangelhos e nas cartas paulinas, é encontrada a firmação de que o homem precisa mesmo de uma nova natureza, uma nova vida para poder herdar a vida eterna. O próprio Senhor Jesus diz isso a Nicodemos, um doutor na lei, em João 3:3. "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." e o apóstolo Paulo afirma em 2 Coríntios 5:17 "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 

Hoje, somos chamados de criaturas de Deus mas ao aceitarmos o presente da salvação em Cristo somos transformados e passamos ser vistos por Deus como os seus Filhos, como lemos em João 1:12-13 que diz: " Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."

Tenha um bom dia!