16 fevereiro 2011

Vias de Acesso

Atos 21:40  -  E, havendo-lho permitido, Paulo, pondo-se em pé nas escadas, fez sinal com a mão ao povo; e, feito grande silêncio, falou-lhes em língua hebraica, dizendo: Homens, irmãos e pais, ouvi agora a minha defesa perante vós. E, quando ouviram falar-lhes em língua hebraica, maior silêncio guardaram.

Menachem Begin Norte, Estrada 404, Jerusalém

Uma das coisas que os Romanos sabiam fazer bem, eram as estradas.  A primeira rua calçada construída para aguentar clima, a Via Appia, foi construída em 312 A.C para dar acesso rápido entre Roma e o sul da Itália. O sistema viário foi um instrumento vital para o Império, permitindo a passagem rápida de tropas e garantindo as comunicações em que a sua sobrevivência dependia. Hoje vivemos na era da TI (Tecnologia da Informação) e sabemos bem apreciar a velocidade com que a informação chega até nós.

O Império Romano preparou bem o mundo da época para a expansão do Cristianismo, que se utilizou de seu sistema viário e serviços de apoio intercalados entre as cidades e colonias que as ligavam. Graças a este sistema de rodovias bem elaborado, os primeiros discípulos puderam rapidamente transmitir a mensagem da Cruz para várias regiões com o fez o apóstolo Paulo e sua equipe de assessores. Paulo ainda teve o privilégio de testemunhar para autoridades do Império como Festo, Felix e Agripa.

Outra grande avenida construída na época dos apóstolos, era a língua ou melhor as línguas. Além do hebraico falado pelos judeus, grego também era muito falado em toda parte devido as conquistas passadas de Alexandre o Grande, que não não só difundiu a lingua grega mas carregou seu vocabulário com a filosofia Aristoteliana e que mais tarde os apóstolos e discípulos do Senhor Jesus Cristo acrescentaria conotações valores cristãos. 

Havia ainda o Latim que era o idioma principal utilizado entre a população educada e romanizada na parte ocidental do Império Romano. Ela havia desenvolvido uma considerável flexibilidade sob a influência do grego. Contudo, o grego permaneceu a língua principal para a parte oriental do Império, mesmo entre os romanos educados. 

Em João 19: 20 lemos. "E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.

Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus.
Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi."

Munidos da mensagem, os primeiros cristãos poderiam agora utilizar estes dois grandes aliados que Deus preparou para eles, as estradas romanas e as vias de comunicação proporcionadas por hebraico, grego e latim.

Hoje temos ainda mais recursos, vamos utilizá-los para fazer Jesus conhecido ao mundo e trazer glória ao nome de Deus.  

Tenha um bom dia!