15 fevereiro 2011

Inspiração

2 Coríntios 9:7 - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria

Praça Edomnd Safra, Jerusalém.
O texto abaixo, extraído da Wikipedia, é apneas alguns poucos parágrafos sobre este Judeu chamado Edmond Safra, mais conhecido no Brasil pelo seu trabalho no Banco Safra. Uma coisa me impressiona nos judeus é esse sentimento de patriotismo, essa ligação que existe entre o indivíduo e sua cultura, seu povo. A mão dele está em toda parte em Israel, de praças a universidades, de hospitais a Sinagoga.

Edmond Safra, banqueiro judeu libanês naturalizado brasileiro, falecido em 3 de dezembro de 1999 vítima de um incêndio em sua residência em Mônaco.


Patrono e filantropo de várias instituições de caridade, especialmente de comunidades judaicas sefarditas ao redor do mundo, Edmond Safra fazia doações significativas. Em 1998, ele doou uma grande quantia em dinheiro para uma instituição que estudava o mal de Parkinson e para o Museu do Louvre. Ele financiou eventos culturais da Fundação Bienal de São Paulo. Hoje em dia, muitas das caridades apoiadas por Safra recebem doações de sua esposa, Lily, e da Fundação Edmond J. Safra

Edmond J. Safra dava suporte para causas e organizações educacionais, religiosas, médicas, culturais e humanitárias em todo o mundo, trabalho mantido pela Fundação Filantrópica Edmond J. Safra, em sua homenagem hoje em dia.

Comprometido com sua fé judaica, ele acreditava que a construção e manutenção de sinagogas era importante nas regiões onde comunidades judaicas pudessem se formar, e as sinagogas com o nome de seu pai, construidas pelo mundo, demonstram esse seu comprometimento. Várias delas foram construídas nos maiores centros judaicos do mundo, mas ele também ajudou na construção de sinagogas em comunidades mais remotas como Manila e Kinshasa.

Ele construiu a primeira sinagoga em Madrid dos últimos 500 anos e ajudou à renovar e expandir sinagogas em Amsterdam, Istambul, Nápoles, Budapeste, Rhodes e Viena. Ele salvou da destrução a sinagoga mais velha da França em Clermont-Ferrand, comprando-a para a comunidade, e contribuiu para a expansão da sinagoga de Cannes e da Synagogue Beth El de Paris. Ele também ajudou na reforma de sinagogas em várias cidades pequenas da França, incluindo entre outras, Evian e Annemasse.

Durante toda a sua vida, Edmond J. Safra doou milhões de dólares para o tratamento médico de doentes. Hospitais no mundo todo – o Hôpital Cantonal de Genève, os Hôpitaux de France e inúmeras instituições nos Estados Unidos, for exemplo – beneficiaram enormemente da sua generosidade. Ele foi um dos fundadores do hospital Albert Einstein em São Paulo, hoje um dos maiores e mais prestigiosos hospitais da América Latina. Em Israel, ele começou a construção do hospital infantil de última geração, Edmond and Lily Safra Children’s Hospital, em Tel Hashomer.

Na área de pesquisa médica, ele deu um enorme suporte para o Institut Pasteur de Paris, o Weizmann Institute em Israel e vários centros de pesquisa de doenças específicas, na França, nos Estados Unidos e outros países do mundo. Ele criou o Edmond and Lily Safra Chair in Breast Cancer Research (centro de pesquisa sobre câncer de mama na universidade de Tulane).

Inspire-se e tenha um bom dia!