14 fevereiro 2011

A Via Dolorosa

 Marcos 15:15-25 - Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás e, açoitado Jesus, o entregou para ser crucificado. E os soldados o levaram dentro à sala, que é a da audiência, e convocaram toda a corte. E vestiram-no de púrpura, e tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça.
Via Dolorosa, Cidade Velha, Jerusalém
E começaram a saudá-lo, dizendo: Salve, Rei dos Judeus! E feriram-no na cabeça com uma cana, e cuspiram nele e, postos de joelhos, o adoraram. E, havendo-o escarnecido, despiram-lhe a púrpura, e o vestiram com as suas próprias vestes; e o levaram para fora a fim de o crucificarem.
E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz. 

E levaram-no ao lugar do Gólgota, que se traduz por lugar da Caveira. E deram-lhe a beber vinho com mirra, mas ele não o tomou. E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sobre elas sortes, para saber o que cada um levaria. E era a hora terceira, e o crucificaram.

A foto acima mostra uma esquina na Cidade Velha tradicionalmente aceito como um trecho da Via Dolorosa, rua sobre a qual o Senhor Jesus andou pela última vez antes de chegar à Cruz. Entretanto, a via dolorosa original está pelo menos a uns 6 metros de profundidade do atual nível da Cidade Velha.

Pois é precisamente o fato dela está enterrada que me faz refletir de maneira mais completa no seu significado. O caminho que o Senhor Jesus trilhou durante os últimos dias de sua passagem pela terra, foi  o meu caminho e o seu caminho. Ele se fez pecado para para sobre si carregar o peso das nossas transgressões.   Ele trilhou o nosso caminho carregando toda a nossa culpa enterrando-a consigo na Cruz. Quando aceitamos o perdão de Deus em Cristo, nossos pecados não ficam só enterrados, eles desaparecem. "Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões." Salmo 103:12

Sem o peso da condenação Paulo, afirma em Romanos 8:1 "agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."

Jesus suportou as dores que seriam nossas e nos convida a andar "pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne". Hebreus 10:20. Pois Ele mesmo disse: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6.

Infelizmente quantos de nós ainda damos ouvidos à carne e não atentamos apara a voz do Senhor que diz: Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Provérbios 16:25. Isaías 55:8 e Mateus 7:13

Tenhamos sempre na nossa lembrança, que o caminho que Jesus trilhou até a cruz foi o caminho que seria nosso. Mas agora Ele nos convida, para nele entrar e herdar o descanso eterno preparado para os que nele crêem.

Tenha um bom dia!