22 janeiro 2011

Atravessando O Mar Vermelho (Oposição)

Wadi Rum, Jordânia (Antigo Edom)

Números 20:20-21 - Porém ele disse: Não passarás. E saiu-lhe Edom ao encontro com muita gente, e com mão forte. Assim recusou Edom deixar passar a Israel pelo seu termo; por isso Israel se desviou dele.
A foto acima foi tirada na Reserva Natural de Wadi Rum na Jordânia, antigo território Edomita. Quando vi esta paisagem pela primeira vez, fiquei mesmo encantado, uma mistura de sentimentos e emoções tomou conta de mim. É mesmo de tirar o fôlego, fantástico, diferente, sombrio, assustador, intrigante e uma misturas de outros adjetivos que não sei qualificar.
O título acima não se refere ao Mar Vermelho de verdade mas à região montanhosa e árida de areia vermelha que cobre o sul da atual Jordânia. Sua origem está em Esau, o primogênito de Rebeca que, mais tarde se chamaria Edom, que quer dizer “vermelho”, em conexão com a cor do prato de lentilhas em troca do qual vendeu seu direito à primogenitura a seu irmão Jacó (Gênesis 25:25-31). Isso gerou grande desavença entre os dois irmãos que ficou ainda pior quando Jacó lhe tomou a bênção da aliança, e por isso Esau quis matá-lo. Cerca de 30 anos depois do incidente os irmãos se reconciliam mas o incidente serviria como uma sombra da rivalidade futura entre as duas nações fundadas por esses homens, Israel e Edom. 
Cerca de 4 séculos depois desse incidente, Moisés é enviado por Deus para ir ao Egito resgatar da escravidão a nação fundada por Jacó, Israel. No caminho à Canaã, teria que passar pelo território Edomita, mas estes se lembraram da rivalidade e lhes negaram passagem. 
Na nossa caminhada espiritual rumo à Canaã celestial, também encontramos vários tipos de obstáculos. O Senhor Jesus deixou isso bem claro em João 16:33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Depois de muito insistir Faraó finalmente cedeu e deixou Moisés levar o povo para que este oferecesse sacrifício ao Senhor no deserto. Mas Faraó se arrependeu e perseguiu o povo até o Mar Vermelho que, miraculosamente se abriu e povo pôde atravessar a seco. Quando a oposição vem de fora, é mais fácil de aceitar, mas o que fazer quando ela vem de nossa própria casa. Jesus fazendo alusão a Miquéias 7:6 diz: “E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.” Mateus 10:36. Veja ainda Salmos 41:9; 55:12–14.
Na nossa caminha espiritual somos sempre confrontados com o inesperado, com oposições vindo de lugares que jamais imaginávamos. O mais difícil no cruzar do deserto, não é o deserto em si, mas os testes de lealdade e compromisso que surgem pelo caminho; a oposição inesperada, a decepção com os da própria casa. 
Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. - 1 Pedro 4:12-13. 
Tenha um bom dia e sucesso na travessia!