21 janeiro 2011

Separação Entre Luz e Trevas

Sol nascendo em Masada, Mar Morto, Israel


Gênesis 1:16-18 - E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra. E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
Há pelo menos duas coisas que chamam a atenção nessa foto tirada por minha esposa em Masada, no Mar Morto. E as duas coisas se referem aos fatos contidos no verso acima.
Sabemos que o Sol, é pelo menos 1.000.000 (um milhão de) vezes maior que a Terra, mas seu tamanho no céu, percebido pelo nossos olhos, o faz parecer menor que a lua. Os 190.000.000 (cento e noventa milhões) de quilômetros que separam o Sol da Terra, o deixam 400 vezes mais longe que a Lua. Foi Aristarchus, o astrônomo grego (310- 230 A.C.), que descobriu que, de fato, o Sol era maior que a lua. Mas observe que a Bíblia já afirmava isso pelo menos 1300 anos antes de Aristarchus.
Outra coisa coisa que vem à minha memória é o fato do Senhor ter feito uma separação ou divisão entre luz e as trevas, afirmando depois disso que isso era bom.  A cada manhã quando Sol nasce, as trevas são invadidas por sua luz e desaparecem. Há inúmeras metáforas e outras figuras de linguagem que utilizam luz e trevas para falar de verdades espirituais. 
Jeremias 3:22-3 fala que “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.” 
Sabemos que sem o sol, seria impossível a vida na Terra. Por isso, a imagem do Sol invadindo as trevas a cada manhã me faz lembrar de toda a bondade do Senhor que nos assegura um lugar no seu Reino da Luz.
Em João 3:19 lemos: “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” 
A mensagem da Cruz é de fato algo muito estranho para o pecador, este mora nas trevas e não compreende a luz, como lemos em João 1:5 “E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.”
Você saberá se você é realmente um discípulo do Senhor Jesus quando seu coração começar a dizer não para as obras das trevas e se alegrar com as verdades reveladas pela luz. O apóstolo Paulo afirmou em 1 Tessalonicenses 5:5 dizendo: “Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
Dê graças a Deus a cada manhã e alegre-se no fato de que o Senhor jamais deixará os seus  filhos à mercê das trevas!