20 janeiro 2011

Cristo, o Único Mediador


Igreja do Santo Sepulcro, Jerusalém


1 Timóteo. 2:5-6 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

Um das coisas que mais observei no tempo que moramos em Jerusalém, foi a atitude de certas pessoas em relação a certos lugares e objetos considerados santos ou sagrados. A errônea percepção de que o lugar santifica a pessoa levando a outro erro ainda maior, o de achar que tais objetos ou lugares sirvam como mediadores ou canais através dos quais bênçãos podem ser recebidas.

Na realidade nenhum lugar e nem ninguém pode santificar uma pessoa, essa uma prerrogativa exclusiva do Senhor através do Espírito Santo de Deus. A santificação se dá quando o pecador, persuadido pelo Espírito Santo, arrepende dos seus pecados, reconhece que a única justiça que há em Cristo é ínscia capaz de satisfazer as exigências do Deus santo e passa, a partir daquele momento, a ser propriedade exclusiva de Deus para um uso t amém exclusivo. Esta separação é que se dá o nome de santidade. Leia João 16:8 e 1 Pedro 2: 4, 9.

Sendo assim, é o pecador arrependido e salvo que santifica os objetos e os lugares com os quais venha a ter contato. Pois tantos objetos e lugares em contato com o pecador arrependido (santo, i.e. separado) vão servir de instrumentos para, através do seu uso devido, glorificar e exaltar o nome do Senhor, fazendo deles e com eles a vontade do Altíssimo. "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."

Quanto a mediação, a Palavra de Deus deixa bem claro que ninguém, ou qualquer outra coisa pode intermediar entre Deus e os homens. Além do verso caiam em 1 Timóteo 2:5 lemos também Atos 4:12- "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." Há inúmeros outros versos que atestam para isso e podem ser lidos na página do lado no capítulo VIII sob o título Confissão de Fé, Cristo o Mediador.

O Senhor Jesus não só está no ofício de Sacerdote, aquele que representa o povo diante do Deus vivo, mas também nos ofícios de Rei e Profeta, no governo e instrução através da Palavra.

Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos 2:21
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10:13

Busque Deus através de Jesus, ele disse que Ele e o Caminho, a Verdade e a Vida, (João 14:6)