16 janeiro 2011

Água no Deserto

Deserto da Judéia


Salmo 63:1 - Ó Deus, tu és o meu Deus; ansiosamente te busco. A minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água. 

A foto acima foi tirada no deserto da Judéia, possível local da tentação do Senhor Jesus Cristo registrado em Mateus 4:1-11. O deserto é um lagar difícil de se atravessar principalmente para quem o faz pela primeira vez. A terra é seca, o clima é árido e de temperaturas elevadíssimas durante o dia e muito baixas durante a noite. O Deserto da Judéia tem todas essas características e os seus muitos vales e montes o tornam ainda mais inóspito e com muita dificuldade de orientação. O calor escaldante, a escassez de água e desorientação logo dá lugar ao desespero e assim ficamos frágeis e vulneráveis.

Os reis da Dinastia Hasmônea, sabendo de toda a hostilidade do deserto, o viam como uma protecção natural e construíram ali sete fortalezas. Construída  durante o século II A.C. e reinforçada por Herodes, Horkania é uma delas. 

Aqui podemos traçar um paralelo bíblico. A Palavra de Deus é referida na própria bíblia como sendo uma fonte de água viva (João 7:38), uma lâmpada e um guia (Salmos 119:105). E, se nela permanecermos (João 15:1-10), poderemos não só dar frutos mas também alimentar aqueles que ainda não têm.

Em Mateus 4:1-11 lemos que o Diabo, aproveitando toda a hostilidade do deserto, tenta o Senhor Jesus após ter jejuado quarenta dias e quarenta noites tendo, depois disso, fome.  O interessante é que nas três vês que o Senhor Jesus é tentado Ele começa a sua resposta sempre do mesmo jeito dizendo: "Está escrito…" e cita em seguida a Palavra de Deus como a verdearia comida e os verdadeiros meios de sustentação e sobrevivência.

Com certeza passamos por grandes dificuldades em nossa vida aqui na terra, por vales áridos e perigosos, por momentos que parecem nos deixar totalmente desnorteados. São nesses momentos que devemos nos apegar ainda mais às Palavras do Senhor que diz: "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas". Salmos 34:19. Se nos apegarmos firmemente ao Senhor, o deserto, que é um lugar de provações, passa a ser também o lugar das grandes vitórias.