14 janeiro 2011

Inverno em Jerusalém

Inverno no bairro French Hill em Jerusalém


" Orai, pois, para que a vossa fuga não suceda no inverno." - Marcos 13:18. A imagem acima foi tirada em French Hill, bairro de Jerusalém. Antes de irmos para Israel, moramos mais de 6 anos em Londres na Inglaterra e, apesar de Londres não ser tão fria como no resto do Reino Unido,  já estávamos de certa forma bem acostumados com o inverno Europeu. Mas nunca imaginamos que Jerusalém pudesse ser ainda mais fria que Londres nos meses de inverno. Não é sempre que neva em Jerusalém, mas mesmo sem neve o vento frio e intenso causa calafrios. 

Quando lemos a Bíblia nas muitas passagens que mencionam o inverno, dificilmente imaginamos o quão difícil era a vida das pessoas que habitavam aquela região naqueles tempos remotos. Sem aquecedores, sem sistema central de aquecimento, sem chuveiro quente ou roupas modernas como as que temos hoje deveria ser mesmo difícil. Tão difícil que o próprio Senhor Jesus pede a seus discípulos que orem para que a fuga durante a tribulação dos últimos tempos não suceda durante o inverno. 

A região é toda cortada por inúmeros vales e rodeada de montes e, durante o inverno, que também é a época das chuvas, os pequenos córregos poderiam ficar cheios e impedir a passagem, o que não ocorre hoje devido as modernas estradas, pontes e viadutos Israelenses. Mas obviamente não sabemos quando isso sucederá e em que situação Israel se encontrará nos dias mencionados pelo Senhor Jesus. 

Quando morávamos em Israel, frequentávamos aos cultos numa Igreja localizada na rua chamada Shivtei Israel junto à Cidade Velha e morávamos em Beit Hakerem. Os cultos eram no sábado à noite logo depois do Shabbath, mas mesmo assim não havia transporte público antes do culto começar. Por isso, muitas vezes eu ia a pé para a igreja para dar lugar na Van a outros membros da igreja que precisavam de transporte. Apesar da curta distância, cerca de 35 minutos andando, no inverno eles pareciam ser horas. O que mais cansava era o subir e descer os vários morros e montes de Jerusalém sem contar com as calçadas de pedra que são extremamente escorregadias.