07 janeiro 2011

Judeus Etíopes


Uma vez já foram até reis, chamavam-se Beit Israel (Casa de Israel) e usam a Torah (Pentateuco) em suas orações nas regiões montanhosas ao redor do Lago Tana na Etiópia. Seus vizinhos os chamavam de Falashas, que quer dizer invasores ou estranhos. Por centenas de anos a Comunidade Judaica mundial nem se quer sabia da existência dessa Comunidade Judaica Etíope, habitantes da província de Gondar.
Desde o século 7 da Era cristã esses Judeus Etíopes vinha enfrentando todo tipo de adversidade, ora religiosa com cristãos e muçulmanos, ora política contra ditadores e marxistas e até contra os Portuguese numa trágica batalha por independência  em 1624. 
O primeiro contacto com esse grupo em tempos modernos foi feito em 1769 mas a luta por sobrevivência parecia ser a mesma. Em 1977 o Primeiro Ministro Israelense Menachem Begin conseguiu resgatar os primeiros 200 Judeus Etíopes oferecendo-lhes uma melhor qualidade de vida em Israel. Entre 1977 e 1984 cerca de 8.000 Judeus foram resgatados. Ainda no final de 1984 e Janeiro de 1985 outros 8.000 foram resgatados na Operação Moshê. Como muitos familiares haviam ficado pra trás, Israel fez um acordo com a Etiópia para permitir que membros de uma mesma família também pudessem migrar para Israel, o que feito durante os anos 90.
Há algumas sugestões unto a origem desses judeus. 1) Estes judeus podem ser a tribo perdida de Dan, 2) Descendentes de Salomão e a Rainha de Sabá, 3) Etíopes cristãos que se converteram ao Judaísmo, ou ainda 4) Descendentes de Judeus que fugiram para o Egito em 586 A.C. após a destruição do Primeiro Templo.


Fonte: (Para saber mais)
http://www.jewishvirtuallibrary.org/index.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Beta_Israel