09 janeiro 2011

Paz de Jerusalém

Placa em pedra no Jardim do Túmulo

"Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. Salmo 122:6 ". É o verso citado em inglês na placa de pedra dentro do Jardim do Túmulo em Jerusalém.

Poucos anos antes de Jerusalém cair nas mãos dos Babilônios (586 A.C.), o profeta Habacuque clamava a Deus para que Ele desse um fim à  iniquidade do seu povo Israel. Entretanto ficou surpreso ao saber que, em resposta à sua oração, Deus usaria uma nação ainda mais cheia de iniquidade (Babilônia) para punir Israel. Deus o confortou diante do terrível futuro que aguardava Jerusalém dizendo que  "o justo viverá por fé ", isto é, por sua fidelidade ao Senhor.

Começava ali um dos eventos que mais marcou a História de Israel, o Cativeiro Babilônico. Passaram mais de 2.500 anos até que Israel tivesse outra vez o controle sobre Jerusalém em1967 da nossa era. Todavia os conflitos políticos e religiosos naquela região ainda é muito grande e o mais comentado, debatido e, acima de tudo, o mais polêmico da História Mundial atual. 

Orar pela paz de Jerusalém, é orar para que seu Rei, o Príncipe da Paz, seja aceito por seu povo. O Senhor Jesus disse algo sobre Jerusalém em Lucas 13:34-35. "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste? Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor." 

Os habitantes de Jerusalém só poderão dizer isto o dia que reconhecerem Jesus como seu Messias. Portanto oremos continuamente pela paz de Jerusalém.