18 agosto 2011

Fundações do Muro das Lamentações

Modelo de Jerusalém, Tour Subterrâneo 

Lucas 19:45-46 Então, entrando ele no templo,começou a expulsar os que ali vendiam, dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa será casa de oração; vós, porém, a fizestes covil de salteadores. 


Não é nenhuma novidade dizer que em Israel é possível de se encontrar quase todos os lugares mencionados no Antigo e Novo Testamento. A grande parte deles porém vem com a dúvida de que seja "possivelmente" o lugar de algum determinado evento. Um dilema clássico entre muitos é sobre a autenticidade da Igreja do Santo Sepulcro ou do Jardim do túmulo. Os cenários do Novo Testamento são os mais polêmicos. Para cada lugar em que Jesus passou existe uma igreja católica. As estações da Via Dolorosa que retrata o caminho da crucificação,  etc… Normalmente os cenários do Antigo Testamento são mais originais, já que os judeus mantém o lugar intacto como originalmente descrito nas escrituras.  


Independentemente destas circunstâncias é difícil dizer qual é o lugar mais emocionante para se visitar. Para mim seria um cenário onde Jesus tivesse estado e que estivesse intacto como no momento original. Infelizmente isto é pedir demais de Jerusalém que foi invadida e destruída sucessivas vezes. Quando nos mostram algum local significa que o evento ocorreu a pelo menos 6 metros abaixo de onde Jerusalém atualmente se encontra.


No entanto, para minha felicidade, consegui visitar um local que era o meu sonho de peregrina na terra santa. É um local sombrio e subterrâneo, além de extremamente polêmico e ainda assim é o meu lugar favorito e eu recomendo (Para os não claustrofóbicos!). Ele fica localizado no quarteirão judaico, perto do Muro das Lamentações. Logo abaixo deste muro existe um túnel escavado ao longo do que havia sido aquele muro no passado. Acima deste túnel está o quarteirão árabe, e esta é a razão da polêmica sobre o local. Mas o que realmente interessa é o que foi encontrado ali embaixo. Entre vários outros cenários que descrevem o local do antigo templo de Salomão, como o lugar mais próximo possível do Santo dos Santos, bem debaixo de várias ruínas está o meu lugar favorito: é o lugar descrito na passagem bíblica acima. O pátio do templo onde eram comercializados os animais para os sacrifícios a serem oferecidos no templo. Ali foi encontrado o pátio com o piso original. Eu andei no mesmo chão que o Senhor Jesus andou e ministrou. Eu não sei como descrever o que se passou comigo no momento em que o guia judeu descrevia  dando ênfase a um achado arqueológico e na minha mente vinha a fidelidade, a presença, a obra, a vitória do meu Salvador, tão empírica, tão explícita, tão real, tão perto de mim. Uma fração da sensação descrita em Apocalipse 22:3b-4 Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.


Tenha um bom dia!
by Rosania Teixeira