Descanso do Soldado - Yad Vashem, Jerusalem |
O comentário mais comum que tenho ouvido à cerca de ter estado em Israel é o de que este se trata de um lugar extremamente violento e hostil.
Realmente a primeira impressão de quem pisa os pés em Israel é o de estar numa zona de guerra. A visão de jovens soldados armados por toda a parte que a vista alcançar é de fato muito intimidador. No entanto após haver estado cerca de seis meses em Jerusalém eu fui abrindo os olhos para outra realidade, muito agradável por sinal.
Realmente todos os jovens devem prestar serviço ao exército por três anos. Por esta razão quase todos os jovens israelenses estão fardados e armados, preparados e vigilantes para qualquer emergência. As ameaças de terror são constantes e reais mas se compararmos com qualquer país seja nas Américas ou mesmo Europa vamos observar que Israel é incomparavelmente mais seguro, ainda que este sofra constante ameaça de inimigos que compartilham com eles o mesmo território. Em um ano e meio de estadia em Jerusalém e nunca tivemos notícia de que algum de seus cidadãos tenha sido sequestrado, assaltado ou sofrido algo semelhante.
As crianças brincam até mais tarde nas ruas, as residências não possuem cerca elétrica e nem sequer têm muros. Raras vezes encontraremos alguém pedindo esmolas ou sem teto. As crianças israelenses tanto judias como árabes sem exceção têm escola.
Para um país em guerra, não existe lugar mais seguro no mundo pra se viver. Eu não sei se você leitor está no Brasil, algum país da Europa, nos Estados Unidos ou seja onde for, você não pode estar mais seguro que qualquer pessoa que esteja em Israel, especialmente Jerusalém.
Eu imagino que isto se deva ao fato de que a alma israelense tenha um grande anseio que clama dentro de si pela paz com todos os seus inimigos assim como Davi declarou no Salmo 23:5 "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.