16 agosto 2011

Ano que vem em Jerusalém!

Hotel Prima King
Salmos122:1 - Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor! 

O Hotel Prima King está localizado no centro de Jerusalém perto da área de ReHávia que é um bairro nobre onde fica localizada a residência oficial do Primeiro Ministro e do Presidente de Israel. Este é um dos hotéis tradicionais na cidade, seu aspecto é sempre assim florido e bem cuidado. Nunca cheguei a entrar neste hotel mas passava em frente quase todos os dias para ir ao mercado "Supersal" que ficava bem próximo dali.

Numa manhã de Shabbat eu observei que a minha médica que era residente em Jerusalém, estava hospedada naquele hotel. Mais tarde eu vim entender que para melhor seguir as observações do sábado os judeus realmente se hospedam em hotéis e assim não precisam se preocupar com "trabalhos" indesejáveis, já que os funcionários do hotel, que não devem ser judeus eu suponho, estão ali pra isso!

Esta fachada também me chamou muito a atenção na ocasião da celebração do "Pessach" que é a páscoa judaica. É natural que judeus do mundo inteiro se desloquem para Jerusalém nesta época e os hotéis realmente ficam lotados na ocasião. Existe inclusive uma promessa muito conhecida entre os Judeus que remonta aos tempos do exílio. No final da celebração da páscoa uns saúdam os outros dizendo: "Ano que vem em Jerusalém!." Realmente todo judeu típico carrega em si o espírito do salmista que disse "Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita a sua destreza" Salmo 137:5.

Tenha um bom dia!
by Rosania Teixeira