15 agosto 2011

Yad Vashem e o Coração Humano

Yad VaShem, Museu do Holocausto em Jerusalem.


Isaias 56:5 - ' Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar… ( um Yad VaShem ), … que nunca se apagará.'

Esta poderia ser uma daquelas fotos que descrevem o árduo trabalho dos Israelenses em reflorestar o deserto. No entanto se olharmos mais além das árvores veremos uma construção triangular conhecida por Yad Vashem ou Museu do Holocausto. Ali o visitante faz um tour através da história do Holocausto de maneira completa. A pessoa que passar por aquele local jamais voltará a mesma pessoa.

Muitas vezes cremos que já temos informações suficientes sobre o que aconteceu na Europa nazista, mas ignoramos e nos surpreendemos até em imaginar tamanha barbaridade a que tenha chegado uma civilização européia tão culturalmente brilhante como aquela em que ocorreram tais horrores. Além do complexo do museu existem outros monumentos de tributos às vítimas, comunidades soldados inclusive um espaço de honra aos não judeus que lutaram para salvar vidas  destes durante o holocausto.

Faz-nos refletir bastante sobre o mau em potencial que existe em cada um de nós. A primeira lição que aprendi ali é que basta uma pequena semente de animosidade plantada em nosso coração para criar raízes cujas proporções chegam ao ponto de assassinato em massa. A palavra de Deus nos exorta constantemente contra este perigo. em Jeremias 17:9-10 quando diz: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

Tenha um bom dia!
Por Rosania Teixeira