Cemitério no Monte das Oliveiras, Jerusalém, Israel. |
João 11:38 - Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela.
Toda vez que eu visitava o Monte das Oliveiras em Jerusalém, eu sempre me perguntava o porque daquelas pedras em cima dos túmulos. Os Judeus não têm o hábito de deixar flores nos túmulos, deixam pedras.
A explicação popular para esse costume é que pedras duram mais que flores, mas segundo outras fontes o costume é muito antigo e tem outras razões.
A pedra posta sobre o túmulo serve para indicar que alguém o visitou. É uma maneira de participar no mitzvah (mandamento) do funeral.
Outra razão para as pedras é a própria conservação do túmulo. Nos tempos bíblicos as sepulturas eram marcadas com um montão de pedras, sendo assim, o ato de adicionar ou substitui-las perpetuaria a existência da sepultura.
O interessante é que no caso do Senhor Jesus a única pedra que marcava e protegia o túmulo foi retirada. Todos que que visitam o Jardim do Túmulo em Jerusalém, dão testemunho de um túmulo vazio. Em vez de atirarmos uma pedra sobre o túmulo, é a Rocha (o Senhor Ressuscitado) que deseja habitar nos corações daqueles que crêem que ele vive.
Por isso João 14:23 diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Tenha um bom dia!