04 agosto 2011

Sião e o Santo Trono


Salmos 132:11-18 - O SENHOR jurou com verdade a Davi, e não se apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono.
Se os teus filhos guardarem a minha aliança, e os meus testemunhos, que eu lhes hei de ensinar, também os seus filhos se assentarão perpetuamente no teu trono.
Porque o SENHOR escolheu a Sião; desejou-a para a sua habitação, dizendo:
Este é o meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o desejei.
Abençoarei abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus necessitados.
Vestirei os seus sacerdotes de salvação, e os seus santos saltarão de prazer.
Ali farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido.
Vestirei os seus inimigos de vergonha; mas sobre ele florescerá a sua coroa.


Esta foto mostra o Domo da Rocha e o Muro das Lamentações. O testemunho vivo da rivalidade entre Judeus e Árabes que disputam entre muitas muitas cosas este pequeno pedaço de terra. Apesar de pequeno, esta parte de Jerusalém é objeto de grande disputa entre esses dois povos. O muro nega aos Judeus o acesso  ao local onde hoje se encontra o Domo da Rocha, mas durante os templos bíblicos se encontrava o Templo do Senhor. Dentro do Templo se encontrava o Santo dos Santos, onde o sumo sacerdote entrava uma vez por ano. 

O apóstolo Paulo argumenta em Efésios 2:13-16 que esse muro da separação foi rompido através do sacrifício do Senhor Jesus Cristo quando diz:  Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

Para nós que cremos, é um símbolo da nossa responsabilidade de pregar o evangelho da cruz para Judeus e gentios.

Tenha um bom dia!